4 razões para adicionar pasta de castanha de caju na sua dieta

em

Simples, deliciosa e muito nutritiva, a pasta de castanha de caju faz parte fundamental de uma dieta saudável, especialmente para quem treina em busca de mais massa muscular ou redução de peso.

As saborosas castanhas de caju fazem parte do grupo das oleaginosas, que englobam outros alimentos como nozes, amêndoas, amendoim e até pistache. E é comprovado que o consumo dessas sementes traz inúmeros benefícios para a saúde.

Pensando nisso, listamos, neste artigo, 4 razões para adicionar pasta de castanha de caju na dieta e como prepará-la em casa com poucos ingredientes e em um processo simples. Confira!

1. Redução do risco de doenças

Um consumo diário de 28 gramas de sementes oleaginosas como a castanha de caju ajuda significativamente na prevenção de diversas doenças como diabetes, mal de Alzheimer, problemas renais, doenças cardiovasculares, derrames e muitas outras.

Apesar de parecer milagroso que um único alimento seja eficiente contra tantas doenças, a razão para isso é que todas essas ameaças estão relacionadas com a inflamação e oxidação de moléculas. Com gorduras insaturadas, proteínas e antioxidantes, a pasta de castanha de caju pode ser eficaz na prevenção de diversos males.

2. Ajuda no emagrecimento

A castanha de caju é um alimento que pode ajudar qualquer um a voltar a sorrir sobre a balança. Fonte das chamadas gorduras boas, elas só possuem colesterol bom e pequenas porções bastam para saciar a fome.

A dica aqui é introduzir a pasta de castanha de caju como complemento em refeições intermediárias ou parte dos ingredientes do café da manhã, almoço ou jantar.

3. Promove o desenvolvimento muscular

A castanha de caju possui cálcio e magnésio, dois minerais essenciais para o desenvolvimento muscular. O magnésio é extremamente importante para o tônus muscular, ou seja, sem ele, mesmo músculos bem desenvolvidos terão dificuldade em trabalhar com cargas elevadas e podem ter câimbras.

Além disso, a castanha de caju tem um aminoácido chamado arginina, que aprimora a performance durante atividades físicas e, especialmente, a recuperação no pós-treino.

4. Previne a anemia

A castanha de caju é rica em zinco, mineral importante no combate a anemia. Além disso, ela reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam o HDL (colesterol bom) no sangue. Diversas razões podem causar a anemia, mas a deficiência de minerais na dieta como o zinco e o ferro é uma das principais delas.

Veja como preparar a pasta de castanha de caju em casa

A pasta de castanha de caju é extremamente simples de ser feita. A receita mais simples consiste em apenas colocar aproximadamente 500 gramas de castanha de caju torrada e sem sal no processador e bater por 15 minutos, ou até que a pasta se torne homogênea.

Mesmo sem nenhum aditivo, a pasta já pode ser consumida como qualquer outra, passando em pães e acrescentada em outras receitas. Para armazenar, basta guardar na geladeira.

E quem quiser incrementar a pasta, pode, por exemplo, acrescentar 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de chá de cacau, processar por mais 2 minutos e deixar a pasta ideal para doces e ainda assim muito saudável.

Já quem preferir consumi-la salgada, pode acrescentar 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, manjericão e sal a gosto e transformar a pasta em um delicioso complemento para o lanche.

Gostou de aprender mais sobre a pasta de castanha de caju? Compartilhe então esse artigo em suas redes sociais!