7 dicas práticas de como evitar o efeito sanfona

em

Quase todo mundo já experimentou fazer alguma dieta “urgente”, seja pra entrar naquela roupa de festa, fazer uma viagem, ir à praia ou só porque estava insatisfeito com o próprio corpo. Mas manter o peso perdido costuma ser difícil pra muitas pessoas que não fazem ideia de como evitar o efeito sanfona. Cá pra nós, tem coisa mais chata do que aquele engorda e emagrece sem fim?

Esse processo acontece quando a gente ganha ou perde peso rápido e não consegue manter. É comum aparecer depois de dietas muito restritivas e feitas sem o acompanhamento de um profissional. Sabe aqueles regimes que não deixam você comer com variedade e que eliminam grupos específicos de alimentos? São exemplos de dietas que podem causar o efeito sanfona!

E por que isso acontece? Quando limitamos os alimentos, os hormônios ligados ao metabolismo são alterados, e isso tem consequências. Ninguém consegue manter esse tipo de dieta por muito tempo. Então, quando a gente volta a comer outras coisas, o organismo começa a armazenar tudo que é ingerido de maneira diferente. Assim, o peso perdido volta para o corpo.

Esse engorda e emagrece incomoda bastante. Por isso fizemos este post com várias dicas importantes de como evitar o efeito sanfona. Vem com a gente pra descobrir!

1. Coma melhor

Não tem jeito, quem busca saúde e boa forma física precisa ficar atento ao que coloca no prato. Está enganado quem pensa que precisa comer muito menos pra perder peso. O importante é fazer escolhas mais saudáveis!

Inclua no dia a dia alimentos frescos e naturais, ricos em diversos nutrientes, como frutas, legumes e vegetais. Também é importante consumir gorduras boas, que dão sensação de saciedade e previnem doenças. Castanhas, óleo de coco, peixes e azeite extravirgem são ótimas opções.

Outra dica é diminuir o consumo de industrializados. Não precisa jogar no lixo tudo que já tem em casa, mas é bom evitar produtos ricos em sódio, gorduras (principalmente trans), açúcares, conservantes, corantes, molhos prontos, doces e guloseimas. Deixando a sua alimentação mais limpa, você elimina peso e ganha saúde!

2. Não fique tempo demais sem comer

Quem tem o dia a dia corrido acredita que não é fácil manter uma rotina com horários bem-definidos para as refeições. Mas isso é possível! O segredo é ter planejamento e determinação. Se o seu objetivo é fugir das alterações na balança, organize a sua alimentação, dando atenção especial aos nutrientes importantes e aos horários das refeições.

Obedecer os horários certos evita aquela fome exagerada e previne o ganho de peso indesejado. Quando comemos em intervalos mais ou menos iguais — a cada 3 horas, por exemplo — não chegamos na próxima refeição com tanta fome.

Se possível, monte seus lanches em casa e leve-os com você. Frutas, castanhas e sanduíches naturais são ótimas opções e não tomam muito tempo pra preparar.

3. Consuma muito líquido

Água é vida. Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Ela atua em inúmeros processos fisiológicos — como regulação do intestino, limpeza do organismo e circulação do sangue — e também é muito importante para a saúde e a beleza da pele.

Por isso, é essencial consumir água e outros líquidos. Em média, um adulto precisa de 2,8 litros de líquidos diariamente — em forma de água pura, sucos naturais, chás e água de coco.

Água também ajuda a controlar a fome. Beber um copo meia hora antes de cada refeição é ótimo pra conseguir sensação de saciedade. Assim, você come menos e se sente satisfeito por mais tempo, então emagrece de forma saudável. Olha que notícia boa!

4. Pratique atividades físicas

Exercícios são obrigatórios pra quem busca manter a boa forma física. Mas não é todo mundo que gosta de academia, né? A sorte dessas pessoas é que dá pra movimentar o corpo em vários locais, e até mesmo em casa.

Qualquer coisa que mexa o esqueleto e aumente a taxa cardíaca ajuda a afastar o efeito sanfona. Dança, caminhada, exercícios em casa, natação e bicicleta são excelentes opções. E o melhor: meia hora de atividade diária já garante bons resultados!

5. Atenção ao estresse

Sim, ele pode ser um vilão pra saúde e provocar alterações no peso. O estresse é um fator de risco para o efeito sanfona, porque afeta os hormônios. É o caso do cortisol, que piora a sensação de fome quando está alto. Assim, você pode exagerar na comida sem nem perceber. Busque controlar o estresse, fazendo atividades que ajudem a relaxar.

6. Mantenha o equilíbrio

Um erro que muitas pessoas cometem no processo de emagrecimento é abrir mão de tudo que gostam de comer. Claro que viver em função desses desejos pode ser prejudicial e não deve ser uma rotina. Não dá pra pedir sobremesa todo dia, certo?

O recomendado é ter algumas refeições livres, no fim de semana, por exemplo. Isso não coloca a perder todo o esforço da dieta e da atividade física. Consumir seus alimentos preferidos é importante pra manter o equilíbrio físico e mental. E pode acreditar: é possível aproveitar aquele prato especial no almoço de domingo e não prejudicar a perda de peso. É só não exagerar!

7. Estabeleça metas realistas

Quando decidimos emagrecer, é interessante traçar metas reais. Não coloque objetivos do tipo perder 10kg em um mês. Cada pessoa tem uma carga genética — sim, você é único — e vive em um ambiente que pode ajudar ou atrapalhar o processo de emagrecimento.

Às vezes, o efeito sanfona acontece porque a pessoa tem uma meta muito além do real, e não mede esforços pra chegar ao peso desejado. Ninguém ganha 20kg ou 30kg em um mês. Então, também não faz sentido — e nem é saudável — eliminá-los tão depressa.

Tenha paciência e pense em metas mais fáceis de alcançar. Assim, você mantém a motivação e a saúde, além de não recuperar aqueles quilinhos indesejados que queremos mandar pra bem longe!

Você deve ter notado que não existe uma fórmula pronta de como evitar o efeito sanfona. É preciso mudar diversos hábitos.

O melhor jeito de emagrecer de forma saudável é manter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos diariamente. Esse pode não ser o caminho mais rápido, mas é o único que garante saúde, bem-estar e resultado duradouros.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como evitar o efeito sanfona? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe os conteúdos fresquinhos!