Aplicativos fitness: tudo o que você precisa saber sobre eles!

em

Pra conquistar um corpo bonito e saudável é preciso manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, pra isso ter disciplina e dedicação é a chave do sucesso. Pra nos ajudar nessa missão, sempre é possível recorrer a uma forcinha extra, não é mesmo? Agora a gente pode contar com os aplicativos fitness!

As pessoas estão em busca de mais qualidade de vida e bem-estar, mas com a correria do dia a dia isso pode ficar um pouco mais complicado. A tecnologia está aí pra nos dar uma ajudinha, e esse tipo de programa só tem benefícios!

Quer saber mais sobre os aplicativos fitness e tudo o que eles têm a nos oferecer? Então continue a leitura, pois é sobre isso que o post vai tratar. Acompanhe!

O que é um aplicativo fitness?

Por definição, um aplicativo é um software que funciona como uma ferramenta pra fazer tarefas específicas. Na prática, os apps, como também são chamados, podem exercer diversas funções: desde o entretenimento, como os jogos e redes sociais, até pra auxiliar no trabalho, como as agendas e os editores de texto.

No caso dos aplicativos fitness é simples: eles são direcionados pra ajudar você a alcançar mais bem-estar e qualidade de vida. Aí você se pergunta: como? Então, cada um traz uma proposta. Sendo que uns contam calorias, outros dão aulas de exercícios físicos, outros lembram você de beber água e por aí vai…

Resumindo, os aplicativos fitness são companheiros que você leva no seu celular ou tablet, pra dar aquele empurrãozinho na sua alimentação e nas atividades físicas, e turbinar o seu plano de ser mais saudável!

Por que usar um aplicativo?

Agora que já foi explicado o que é um aplicativo fitness, a gente vai falar o porquê você deve começar a usar. A verdade é que eles foram pensados pra facilitar a vida da pessoa no que se refere aos hábitos de saúde.

Por exemplo, pras pessoas que fazem reeducação alimentar e precisam contar as calorias que consomem no dia, o que é mais fácil: procurar na tabela de alimentos o valor calórico de cada comida que ingeriu, depois somar na calculadora e anotar no diário alimentar ou, simplesmente, digitar o que comeu e a quantidade, ter a resposta dada pelo aplicativo na mesma hora e ainda ficar armazenado num diário virtual?

Claro que é a segunda opção! Muitas vezes, a gente deixa de seguir corretamente o nosso plano alimentar ou de exercícios por conta da falta de tempo, ou até mesmo, pelo esquecimento. Por isso, se você quer ter mais praticidade e um assistente pra ajudar você nessas questões, o aplicativo fitness é a solução ideal!

Quais são os benefícios?

Até aqui já deu pra ter uma ideia do quanto os aplicativos fitness são vantajosos, não é verdade? Só de ter uma ajudinha especial pra ter uma vida mais saudável na palma da sua mão, já é excelente! Mas os benefícios não param por aí, tem mais. Aliás, muito mais! Confira:

Economia de tempo e dinheiro

Por causa do dia atarefado, muitas vezes, a gente deixa de fazer exercícios ou de comer de forma adequada porque a gente não tem tempo pra isso. Chega ao final do dia e, às vezes, a gente nem percebe que não foi possível cumprir com as obrigações da nossa saúde.

Você pode fazer seus exercícios ou consultar a sua dieta observando as instruções no celular, economizando os minutos que você gastaria se deslocando até a academia ou procurando o seu cardápio no papel.

Além disso, os aplicativos têm baixo custo se a gente compará-los com os serviços presenciais. Não que um coach não seja importante, mas nem sempre dá pra pagá-los sem apertar no orçamento, não é?

Nesse caso, pra que você não tenha que abandonar os seus objetivos de ter um corpo mais esbelto e com mais disposição, é só contar com os aplicativos fitness!

Comodidade

Com o aplicativo você não precisa perder minutos do seu dia se locomovendo até a academia, enfrentando trânsito ou se estressando com isso. Você pode fazer suas atividades físicas dentro do conforto do seu lar.

Legal, né? Imagina poder treinar em casa, ter ótimos resultados sem precisar enfrentar fila pra usar os aparelhos, podendo usufruir da comodidade que a gente tem no nosso espaço, e nos sentir mais à vontade.

Em qualquer lugar

Aliás, não é só em casa não, viu? Com os aplicativos fitness você pode levar o seu plano de atividades físicas e de alimentação pra onde for! Alguns, inclusive, oferecem a opção de baixar os treinos no celular, assim, se não tiver internet no local que você for não tem problema, já que as aulas estarão gravadas no seu aparelho.

No caso da alimentação, você poderá consultar o seu plano alimentar de onde estiver. Quem faz dieta sabe o quanto pode ser desesperador perceber que esqueceu os papéis com as orientações em casa ou em outro lugar, é ou não é?

Praticidade

Imagine você carregando pra baixo e pra cima um maço de papéis contendo as informações da sua dieta e a lista do que pode ou não comer. Esquisito, não é? Fora que não é nada prático!

Com o aplicativo fitness tudo está disponível no seu celular pra você olhar quando quiser, sem se preocupar em carregar papéis na bolsa.

Motivação

Por todos esses benefícios que foi citado, os apps são bons motivadores pra manter hábitos saudáveis. Além disso, ainda existem os programas que incentivam diretamente nessa questão, como os que você tem que pagar em dinheiro se falhar na dieta ou nos exercícios. Sim, eles existem e estão disponíveis pra download!

A verdade é que há uma grande variedade de aplicativos fitness com propostas interessantes pra todos os tipos de pessoas e objetivos. Pra você ter uma ideia, no próximo tópico será listado os mais usados e as suas funções!

Quais são os aplicativos fitness mais usados e as suas funcionalidades?

Ficou curioso pra conhecer os apps mais requisitados do momento pelos adeptos do mundo fitness? Então veja só os mais legais!

BTFIT

Esse é um dos aplicativos fitness mais requisitados, e não é à toa! Ele foi desenvolvido pela rede de academias Bodytech e reúne as melhores atividades físicas do momento em um só aplicativo. Tem uma versão free, com aulas coletivas bem dinâmicas de 15 a 25 minutos e ainda tem uma versão premium, com um valor mensal bem tranquilo. Conheça as aulas:       

Ballet Fitness

Mistura os passos do ballet clássico com os movimentos da ginástica, utilizando o peso do próprio corpo pra fortalecer, tonificar e definir a musculatura.

Mat Pilates

A diferença dessa versão para o pilates convencional, é que foi elaborada pra ser feita no chão, sem precisar dos equipamentos específicos.

Yoga

Essa aula é ideal pra quem precisa energizar o corpo e a mente. Ela trabalha a resistência física, respiração e flexibilidade.

Abdominal

Pelo nome já dá pra imaginar: essa sequência de exercícios fortalece os músculos do abdômen, deixando não só a barriga mais bonita, como também ajudando no centro de força e equilíbrio do corpo.

20 minutes Workout

É uma aula dinâmica e intensa que promete colocar você pra suar e perder gordura em apenas 20 minutos! Proporciona um alto gasto calórico e maior condicionamento físico.

Cardio Dance

De maneira divertida e contagiante, o Cardio Dance alia a dança aos exercícios que estimulam a resistência física. Desse jeito, você perde peso de uma maneira descontraída!

O BTFIT ainda traz a ideia de poder fazer suas atividades físicas em qualquer lugar, isso porque tem a opção de baixar as aulas no celular. Sendo assim, mesmo sem internet você acessa o conteúdo!

Outra grande vantagem é que esse app oferece o serviço de personal trainer: você seleciona os seus objetivos e um personal trainer online gera um treino personalizado e exclusivo! Não é demais?

MyFitnessPal

Pra usar esse app basta registrar o que comeu e bebeu no dia, além das atividades físicas realizadas. Ele serve pra ajudar você a seguir a dieta e o treino à risca! Ele também estipula o que e o quanto de alimentos você deve ingerir pra atingir a sua meta de peso ideal.

Além disso, os aplicativos nas versões móvel e web são sincronizados, isso significa que você pode acessar a sua rotina de dieta e exercícios tanto no smartphone ou tablet quanto no computador, mantendo o seu diário de acompanhamento de evolução sempre atualizado!

Ainda tem um fórum de discussões com outros usuários do programa pra que vocês compartilhem dicas, resultados e informações. Isso tudo ajuda na motivação pra alcançar os objetivos!

MiCoach

O aplicativo lançado pela marca esportiva Adidas é excelente para os adeptos à corrida de rua, oferecendo suporte pra quem gosta dessa modalidade. Mas não é só para os corredores que esse programa foi criado. Ele conta com mais de 400 exercícios de força e flexibilidade.

Desse jeito, você pode fazer as suas atividades ao ar livre, como num parque, em casa ou na academia. Por que não? Além do mais, ele permite associar a sua lista de reprodução de músicas ao seu treino!

Chew it Well

Quem nunca ouvir falar que pra emagrecer é bom mastigar bem os alimentos? O nosso organismo leva cerca de 15 minutos a partir do início da refeição pra mandar a mensagem para o nosso cérebro de que está satisfeito. Sendo assim, quanto maior for o tempo de mastigação, menos alimentos será ingerido.

Pois bem, o aplicativo Chew it Well, que em português quer dizer “mastigue bem”, controla o tempo que você come cada refeição. Ele faz isso por meio de um timer que calcula quanto tempo cada tipo de alimento deve levar pra ser comido. Inusitada essa proposta, não?

Water your Body

A gente já está cansado de ouvir que beber água faz bem pra saúde, não é? Dizem que o ideal é beber, no mínimo, dois litros por dia. Mas a gente sabe que também isso pode não ser uma tarefa simples, já que é muito fácil de esquecer de consumir a bebida no corre-corre do dia a dia.

O app Water your Body pode ajudar você a beber a quantidade diária certa de água e de maneira personalizada. Isso porque ele calcula quantos copos, mls ou garrafas de água são necessários pra manter o seu corpo bem hidratado, de acordo com o seu peso.

Além do mais, serve como um lembrete, pois quando você mexe no celular ele mostra o quanto de água ainda falta pra completar a meta de consumo diário.

Dieta e Saúde

Esse App é muito interessante! Seguido os preceitos da reeducação alimentar, ele: avalia o IMC (Índice de Massa Corporal); traz cardápios variados; oferece um diário de alimentação; calcula os pontos pra dieta; pesquisa os alimentos; dá dicas de saúde; avisa e monitora o consumo de água e faz o acompanhamento da sua evolução a partir do aplicativo. Muito bacana, não?

Ah! Não é só isso! Ele também disponibiliza vídeos com aulas de exercícios físicos e a possibilidade de compartilhar os seus resultados em uma rede social. Pra quem precisa de um serviço mais personalizado, o app também oferece os serviços de coach com psicólogos, nutricionistas e educadores físicos na versão paga.

Fit Radio Workout Music & Coach

Pra dar aquele gás, nada melhor que uma bela seleção de músicas pra treinar! Só que nem sempre a gente está com tempo de ficar procurando músicas novas pra não enjoar das que já ouve, não é mesmo?

Esse aplicativo, além de listas de reprodução ainda tem treinadores pra motivar a execução dos exercícios todos os dias! As seleções das canções variam de acordo com a intensidade e a proposta do seu treino. Dessa forma, ele toca as músicas que vão te impulsionar na hora que você estiver cansado.

Strava

Esse app é tipo uma rede social pra quem gosta de se exercitar, conectando atletas e amantes da corrida e do ciclismo! Grave uma atividade e compartilhe no seu feed, assim os seus amigos e seguidores poderão comentar e trocar informações.

Com ele também é possível monitorar o seu treino e ainda fazer uma avaliação do seu desempenho. Isso tudo por meio da sincronização do seu celular, GPS, monitor cardíaco e outros dispositivos que possam medir os seus exercícios.

Runkeeper

O Runkeeper utiliza do GPS pra rastrear e atualizar em tempo real os seus exercícios físicos. Dessa forma, você consegue saber qual era o seu ritmo ou velocidade, quantas calorias gastou, em quanto tempo fez o percurso e qual foi o caminho realizado.

Suas atividades ficam registradas em um histórico, e você ainda pode compartilhá-las em suas redes sociais preferidas, como Facebook e Twitter. E a interação não para por aí! Também é possível criar um perfil que permite todas as pessoas verem suas atividades públicas.

Daily Yoga

É um aplicativo destinado a quem quer aprender Yoga. A sua proposta é estabelecer uma rotina diária dessa prática pra que você possa fortalecer os músculos, meditar e, até mesmo, perder peso!

Os vídeos são em HD e têm a possibilidade de abrir em tela cheia, o que facilita a visualização, não é mesmo? Além do mais, você pode escolher a duração do treino e o nível de intensidade que são variados e ficam entre: leve, moderado e intenso.

Como escolher o aplicativo ideal pra mim?

Em meio a esse tanto de aplicativos fitness, fica até difícil escolher qual é o ideal pra gente, né? Cada um traz uma proposta diferente, mas com o mesmo objetivo: ajudar você a entrar em forma, ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Pra eleger o melhor app, o certo é estabelecer as suas metas e avaliar as opções que existem no mercado. Pra isso, alguns pontos de atenção podem auxiliar você:

Custo-benefício

Muitos aplicativos disponibilizam o serviço totalmente de graça, mas nem sempre trazem novidades e isso acaba por deixar os exercícios ou a dieta mais monótonos. Já outros, cobram um valor pra utilização e estão em constante inovação, com atividades do momento e atualizadas.

Você deve levar em consideração o seu orçamento e o seu propósito. Será que não vale a pena pagar por um serviço de qualidade, em que você economizará com coach de bem-estar? É pra se pensar!

Por isso, avalie as funcionalidades de cada aplicativo e não faça a escolha de um ou outro somente pelo valor, ponha na balança o custo-benefício de cada um. Além do que, a maioria dos aplicativos fitness pagos têm a versão pra testar de graça! É uma boa, não é?

Reputação

Quando a gente vai a uma loja pra comprar algo ou frequentar um ambiente, é normal a  preocupação com os comentários e impressões das pessoas sobre a gente, não é mesmo?

Pra escolher o seu app fitness não pode ser diferente! Você deve pesquisar o que as pessoas que já usaram têm a dizer sobre ele. Na própria plataforma onde você baixa os programas, os usuários falam sobre a experiência deles, o que gostou e o que não gostou no aplicativo.

É claro que você não deve levar em conta todas as opiniões, já que muitas pessoas não entendem a finalidade do app. Mas dá pra filtrar os comentários e as críticas construtivas e considerar isso na sua avaliação.

Funcionalidade

Em vez de optar por um programa pra cada tarefa que você precisa de auxílio, que tal eleger o que reúne o maior número de atividades? Por exemplo, em vez de ter um aplicativo pra yoga e outro pra ballet fitness, por que não escolher um que têm essas duas e mais aulas?

Assim, além de economizar espaço na memória do seu celular, você ainda não se perde em meio a vários aplicativos instalados e nem tem que aprender a mexer em cada um. Por isso, eleja o que tenha mais funções que agradem você.

Proposta

Pode parecer um pouco óbvio, mas é importante falar: veja se o aplicativo que você está querendo oferece serviços conforme os seus objetivos. Não adianta você baixar um programa que inclui treinos pra emagrecimento, se sua meta é ganhar peso.

Ou ainda, se sua intenção é somente melhorar a qualidade da alimentação, e ter um aplicativo que o foco é controle de calorias. É por isso que você tem que ficar atento às propostas que o app traz antes de escolher qual é o ideal pro seu caso.

Como a tecnologia influencia na vida saudável?

Antes, a tecnologia em saúde ficava mais restrita aos aparelhos e métodos de diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. Hoje, ela é acessível a todos e invadiu o mercado trazendo modernidade às maneiras de ter uma vida mais saudável.

Nos esportes, a tecnologia está presente em equipamentos e acessórios pra melhorar a performance dos atletas profissionais e amadores. Nas academias, ela ajuda no desempenho oferecendo novidades para os praticantes. Já nos consultórios dos nutricionistas, ela auxilia nos cálculos da dieta, na avaliação e acompanhamento nutricionais.

Os aplicativos fitness são exemplos práticos de como a tecnologia está a favor dos hábitos saudáveis. Mas não são só eles! Você sabia que existem apps que ajudam a combater a insônia? Pois é! O Sleep Genius, por exemplo, programa sons relaxantes pra dormir e também alarmes que despertam o usuário de maneira suave.

Apesar dos apps serem ótimos para o acompanhamento da dieta e dos treinos, além de outras funcionalidades pra ter mais qualidade de vida, eles não substituem a consulta profissional.

Isso porque a distância não é possível saber como anda a sua saúde e como o seu organismo está funcionando. Por isso, pra que esses aplicativos não prejudiquem o seu corpo de alguma forma, certifique-se que você está apto a utilizá-los pedindo orientação do seu médico ou nutricionista.

Os aplicativos que melhoram os nossos hábitos são uma mão na roda, como diriam os mais velhos! Brincadeiras e expressões à parte, eles são, realmente, grandes aliados na busca por uma vida mais saudável, cada um com a sua função.

Por isso, escolha o ou os aplicativos fitness que você mais se identifica, teste e inclua agora mesmo na sua rotina. Você vai ver que seu dia a dia vai ficar mais fácil e prático, tornando possível alcançar os seus objetivos de ter um corpo mais em forma e mais bem-estar.

Gostou deste post e ficou interessado em conhecer um aplicativo fitness que reúne treinos eficientes pra se fazer em poucos minutos? Então experimente o BTFIT gratuitamente! Ele está disponível no Google Play e no APP Store. Baixe agora mesmo e faça o teste grátis!