Ballet fitness: o que você precisa saber sobre essa modalidade!

O ballet fitness é o mais novo queridinho das celebridades pra queimar calorias e tonificar os músculos. Famosas como Grazi Massafera, Taís Araújo e Sheron Menezes são praticantes dessa atividade que mistura os movimentos do ballet clássico com os exercícios de resistência muscular localizada.

Com alto gasto calórico e fortalecimento muscular, ele promete esculpir o corpo de forma prazerosa, como toda dança. Sendo assim, é mais uma opção gostosa pra estar em movimento, ter mais saúde e qualidade de vida.

Quer saber mais sobre essa modalidade que já virou febre nas melhores academias do país? Então acompanhe este post!

O que é o ballet fitness?

Como dissemos, ele mescla os passos básicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais, sustentação, isometria e flexões.

Apesar do nome, não se engane! O ballet fitness é um exercício pesado e que exige bastante do nosso corpo e os resultados já podem ser percebidos com dois meses de prática pra quem faz, ao menos, 3 vezes por semana.

Ele tem foco no tônus muscular, usando o peso do próprio corpo e é indicado pra quem quer perder peso e definir os músculos. Além do mais, pode ser feito por pessoas de qualquer idade, desde jovens, adultos e até idosos!

Qual é a diferença para o ballet clássico?

No ballet clássico, a beleza da execução perfeita dos passos é a essência da aula. Dessa forma, a dança que tem movimentos suaves e graciosos, promove o equilíbrio, a postura, a disciplina e a harmonia na coordenação dos gestos.

Além disso, é preciso das sapatilhas de ponta e da vestimenta tradicional: collant e meia calça fina. Os cabelos são presos num coque, como uma típica bailarina.

Já no fitness, não são necessárias as roupas e nem as sapatilhas, basta vestir peças confortáveis apropriadas para as atividades físicas.

Nele, o ponto de atenção é na definição e no fortalecimento dos músculos, além da queima calórica. Por conta disso, pra fazer o ballet fitness, você não precisa saber os passos do ballet clássico antes de iniciá-lo, já que aprende durante a aula.

Experimente o BTFIT por 7 dias

Baixar na App Store Disponí­vel na Google Play

Quais são os benefícios dessa modalidade?

O ballet fitness é uma atividade física agradável e é mais uma ótima opção pra quem não gosta dos exercícios tradicionais, como a musculação, a ginástica ou a corrida.

Os benefícios dessa prática são vários, e a gente mostra pra você:

Gasta muitas calorias

Com uma hora de aula é possível gastar mais de 700 calorias! Não é sensacional? Isso porque os exercícios são intensos e exigem grande esforço físico. Dessa forma, aliado a uma alimentação saudável, ele auxilia na queima de gordura corporal e, consequentemente, na perda de peso.

Fortalece os músculos

Os exercícios trabalham todos os grupos musculares, utilizando o peso do próprio corpo. Assim, os músculos ganham força, ficam mais definidos e tonificados, além de aumentar a proporção de massa muscular.

Melhora a postura corporal

Os passos de ballet clássico utilizados no fitness ainda alinham a silhueta e melhoram a postura corporal, já que pra fazê-los é preciso estar com a coluna ereta, pescoço bem posicionado e prestando atenção aos movimentos.

Dá flexibilidade, agilidade e equilíbrio

Os movimentos que são feitos no ballet alongam os músculos, deixando o corpo mais flexível. Como melhora a proporção de massa magra e o condicionamento físico, ele dá mais agilidade e isso ajuda a fazer as tarefas do dia a dia com mais facilidade.

O equilíbrio é um dos recursos utilizados pra trabalhar os músculos. Sendo assim, o ballet fitness exercita essa habilidade, dando mais firmeza ao corpo.

Traz bem-estar

Os exercícios físicos, em geral, atuam no cérebro fazendo com que ele libere hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento, chamados também de hormônios da felicidade.

Além do mais, o ballet fitness é um grande aliado pra deixar o corpo mais bonito e delineado. Dessa forma, ele aumenta a autoestima e a autoconfiança que são fundamentais para o bem-estar.

Contribui para uma melhor qualidade de vida

A qualidade de vida está diretamente ligada à saúde. A prática regular de exercícios físicos melhora os sistemas: cardiovascular, respiratório e imune, e ajuda a manter o peso corporal adequado.

Com isso, ele previne e auxilia no tratamento de diversas doenças, como diabetes mellitus, hipertensão, obesidade e outras.

Por conta desses benefícios e de outros já citados, o ballet fitness contribui pra melhorar a qualidade de vida.

Pode ser feito em qualquer lugar

Essa é uma outra boa vantagem! Como não precisa de equipamentos, apenas um lugar em que você possa se apoiar — não necessariamente uma barra —, o ballet fitness pode ser feito em qualquer lugar ao ar livre, por exemplo, ou até mesmo em casa.

Como fazer o ballet fitness?

Essa modalidade está disponível em academias de dança e nas tradicionais, com aulas em grupo. Mas se você é daquelas pessoas que gostam da modernidade de fazer exercícios a qualquer hora e em qualquer lugar, o aplicativo BTFIT é o ideal!

Com ele você tem acesso às aulas coletivas de ballet Fitness todos os dias, com treinos de duração de 25 minutos. Muito legal, não é mesmo?

Outro ponto muito interessante é que você pode baixar as aulas pra fazer quando quiser ou em locais que não tem acesso à internet. Assim, você não tem desculpa pra deixar de fazer sua atividade física, não é?

Ainda pode contar com um serviço de personal trainer em que você seleciona os seus objetivos e o personal online gera um treino exclusivo e personalizado.

Além do ballet fitness, o BTFIT disponibiliza outras modalidades com aulas que variam de 15 a 25 minutos. São elas:

  • Yoga;

  • Mat Pilates;

  • Cardio Dance;

  • 20 Minutes Workout;

  • Abdominal.

O ballet fitness é uma modalidade que veio pra ficar! Ela junta vários benefícios em uma única atividade, deixando o corpo mais bonito, alongando os músculos, melhorando a postura e trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Gostou do ballet fitness e ficou interessado? Seria incrível poder testá-lo, não é mesmo? Pois então entre no nosso site agora mesmo e experimente gratuitamente! Não perca mais tempo!