Benefícios do chá verde: descubra os 7 principais

em

As vantagens de tomar chá verde vão muito além do que muita gente pensa. Esse maravilhoso chá, feito com a infusão das folhas da Camellia sinensis, pode ser uma ótima opção pra quem quer perder uns quilinhos e ter uma alimentação equilibrada. Além disso, ele é rico em antioxidantes e várias outras substâncias que fazem bem à saúde.

Alguns estudos apontam que o chá verde pode ajudar a perder peso, aumentar a queima de gordura corporal, diminuir o risco de câncer, prevenir diabetes, melhorar as funções cerebrais e muitas outras vantagens para o organismo. Quer saber quais são os benefícios desse chá tão completo e saboroso? Continue a leitura!

1. Possui compostos que melhoram a saúde

Tudo o que a gente consome é convertido em energia para as nossas células, e isso acaba gerando algumas substâncias tóxicas que envelhecem e causam danos ao organismo — conhecidas como radicais livres. O tabagismo, a exposição excessiva ao sol e a poluição também contribuem pra isso.

E é aí que o chá verde entra: ele tem compostos que ajudam a neutralizar os malefícios dessas toxinas nas células, prevenindo uma série de doenças e, principalmente, o envelhecimento precoce. Além disso, tem grandes propriedades medicinais e uma potente ação antioxidante — bem maior que a de frutas e verduras, graças à presença das catequinas, como a EGCG (Epigalocatequina Galato).

Uma dica importante: se a sua intenção for emagrecer, e não curtir o sabor amargo do chá, você pode adicionar algumas folhas de hortelã, canela ou casca de maçã. Mas não use mel ou açúcar, ok? Os dois são igualmente calóricos e contraindicados para a perda de peso.

2. Melhora as funções cerebrais

Ele ajuda (e muito!) na melhora das funções cerebrais graças à presença da cafeína, que é um poderoso neuroestimulante e ainda tem grande ação termogênica, incentivando a queima das gordurinhas indesejadas e proporcionando mais energia.

Ele não tem tanta cafeína quanto uma xícara de café, mas a quantidade é suficiente pra bloquear os receptores da adenosina e aumentar a dopamina e a norepinefrina no cérebro — hormônios que ajudam na concentração, melhoram o humor e a memória e proporcionam maior clareza mental.

O consumo regular desse chá também pode reduzir o risco de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e demência. Outro dos grandes benefícios do chá verde para o cérebro é a L-teanina, que causa relaxamento e alivia a ansiedade.

3. Diminui os riscos de câncer

O câncer é causado pelo crescimento acelerado das células, e o dano oxidativo contribui pra isso. Mas esse crescimento é inibido com o chá, por causa dos seus vários antioxidantes que previnem os danos celulares causados pelos radicais livres.

Em países com grande consumo desse chá, como o Japão e a China, a incidência de câncer de mama, próstata, colorretal e de ovário costuma ser bem menor. As catequinas do chá verde também podem induzir a morte das células do câncer, evitando o crescimento de tumores.

4. Ajuda a controlar o peso

O chá verde tem grande ação termogênica, ou seja, aumenta a utilização das reservas de gordura e diminui a absorção dos ácidos graxos. As catequinas e a cafeína, além de ajudarem na perda e na manutenção do peso, também afetam o sistema nervoso central, fazendo com que você aumente o gasto de energia.

Existem alguns estudos que mostram possíveis benefícios do chá verde sobre o apetite, mas os resultados ainda não são conclusivos. Por isso, até o momento, não foi comprovado que ele diminui a fome.

5. Evita as doenças cardiovasculares

Já está mais que comprovado que o chá verde é um grande amigo do coração e das artérias, e é possível associar o seu consumo a uma redução nas taxas de doenças cardiovasculares — que são as maiores causas de morte no mundo.

Alguns dos benefícios do chá verde para o coração são:

  • diminuição dos danos que os radicais livres causam nos vasos sanguíneos;
  • redução dos níveis de colesterol total;
  • melhora das inflamações.

Estudos também demonstram que esse chá diminui o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e já foi comprovado que quem toma o chá verde apresenta uma taxa menor de colesterol total do que as pessoas que não têm esse hábito.

A explicação pra esse efeito sobre o colesterol são os polifenóis da bebida, que ajudam na eliminação de gordura pelas fezes e no bloqueio da absorção pelo intestino.

6. Ativa a queima de gordura corporal

Um dos principais (e mais desejados!) benefícios do chá verde é o seu efeito sobre as terríveis gordurinhas indesejadas, principalmente durante os exercícios físicos.

As catequinas (de novo elas!), em especial a EGCG, estimulam a queima da gordura por meio da inibição da COMT (catecol-O-metiltransferase), uma enzima de nome difícil que degrada o hormônio noradrenalina, responsável por quebrar todas as células de gordura do organismo. Ou seja, quanto mais esse hormônio circular, mais gordurinhas vão para o brejo.

E tem mais: existem evidências de que a cafeína e a EGCG atuam juntas, já que uma potencializa o efeito termogênico da outra. Isso acontece porque elas estimulam o sistema nervoso central, fortalecendo ainda mais o sinal pra que as células de gordura sejam banidas do corpo.

O resultado desse grande encontro que só o chá verde proporciona é ainda mais gordura sendo liberada na circulação, e mais energia pra manter o metabolismo nas alturas.

7. Previne diabetes

A diabetes pode ser provocada tanto pela resistência à insulina quanto pela incapacidade do corpo de produzir esse hormônio responsável pela entrada da glicose nas células.

Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, que podem estar associados a hábitos ruins como o sedentarismo e a má alimentação.

Há indícios de que, além de regular a glicose no corpo, o chá verde também atua na prevenção e no controle da diabetes, por meio da redução das taxas de açúcar e o aumento da sensibilidade das células à insulina. E isso tudo graças aos polifenóis! Eles atuam:

  • inibindo a digestão dos carboidratos;
  • absorvendo a glicose;
  • estimulando as células do pâncreas a produzirem insulina;
  • reduzindo a produção de glicose no fígado.

O consumo diário indicado pra ter todos os benefícios do chá verde é de 3 a 4 xícaras por dia, e sempre fora das refeições pra não atrapalhar a absorção de alguns nutrientes — o ferro e o cálcio, por exemplo. Também é importante não ingerir mais do que essa quantidade, porque o excesso pode causar insônia, gastrite e até aumento da pressão arterial. Consuma com moderação!

Se você gostou de saber sobre os benefícios do chá verde, siga as nossas redes sociais pra acompanhar todas as atualizações sobre esse assunto: estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!