Bulletproof coffee emagrece mesmo? Descubra aqui!

em

O Bulletproof Coffee — ou “Café à prova de balas”, em tradução livre — é a nova onda do momento pra quem busca uma alimentação mais saudável ou simplesmente é apaixonado por café.

Nada mais é do que uma mistura de café orgânico coado na hora (pra evitar a proliferação de micotoxinas), óleo de coco e manteiga ghee. Ele pode ser tomado como primeira refeição do dia e promete trazer energia, aumentar a produtividade, melhorar as funções cognitivas e o principal: ativar a queima de gordura corporal.

Essa poderosa bebidinha também aumenta a disposição e a concentração — isso tudo graças à cafeína e às gorduras boas presentes na sua receita. Além de estar chamando muita atenção por ser utilizado por atletas e famosos, ficou conhecido como o “café da inteligência”, porque ajuda no funcionamento do cérebro.

Se você ainda está em dúvida se o Bulletproof Coffee emagrece, vamos deixar tudo bem claro neste post. Continue a leitura!

Como surgiu o Bulletproof Coffee?

O Bulletproof Coffee surgiu no Ocidente por causa do empresário americano Dave Asprey. Depois de viajar para o Tibete, ele decidiu pesquisar mais a fundo sobre a ingestão diária de um chá com manteiga derivada do leite de iaques (uma espécie de boi selvagem), muito comum entre a população do Himalaia.

Ele confirmou que essa era praticamente a única refeição que os nativos faziam por longas horas e que, mesmo assim, eles tinham muita energia pra fazer trabalhos pesados e uma grande concentração mental. Depois dessa observação, ele decidiu investigar os efeitos daquela bebida, adaptou a sua própria receita e adotou esse hábito na sua rotina.

O composto foi se tornando popular nos Estados Unidos. Sua fama se espalhou pelo mundo todo, conquistando cada vez mais adeptos — principalmente atletas, famosos e praticantes das dietas Low Carb, Paleolítica e Cetogênica — graças à saciedade e bem-estar que uma simples xícara dessa bebida traz.

O Bulletproof Coffee emagrece? Como funciona esse processo?

Um dos grandes poderes do Bulletproof Coffee está na cetose — que acontece quando o organismo substitui a glicose pela gordura pra produzir energia, dando início ao processo de perda de peso.

Essa bebida tão inovadora — e gostosa — também conquistou a fama porque tem uma grande capacidade termogênica, que ajuda o corpo a consumir energia mais rapidamente e a acelerar o metabolismo. Além disso, também melhora a concentração e diminui a fome e a fadiga.

Ou seja, o Bulletproof Coffee pode ajudar a emagrecer apenas por estimular o metabolismo, possuir excelentes ingredientes termogênicos e utilizar a gordura corporal como fonte de energia, mas não vai agir nesse sentido sozinho.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, diminui a sensação de cansaço e aumenta o estado de atenção, e a manteiga e o óleo de coco, além de serem excelentes fontes de gordura boa, ajudam a beneficiar a dieta e manter a saciedade por mais tempo (mas o seu consumo deve ser moderado).

O óleo de coco melhora a imunidade, diminui o apetite, ajuda no combate à diabetes e é um ácido graxo, ou seja, é rico em triglicerídeos de cadeia média. Isso faz com que ele seja absorvido rapidamente pelo organismo e transformado em uma fonte de energia sem afetar a glicemia, como os carboidratos fazem.

Quais são as controvérsias desse método?

O Bulletproof Coffee pode ajudar no aumento dos níveis de energia do corpo. Mas a perda de peso depende de vários outros fatores, que vão muito além da ingestão de um café turbinado.

O café da manhã é uma refeição completa, que traz uma boa diversidade de alimentos e nutrientes. Por isso, substituir essa refeição por um composto rico em gordura pode não ser uma estratégia muito legal pra quem não souber controlar o consumo calórico ao longo do dia. Você tem que considerar também a diminuição da carga nutricional, porque a bebida não fornece vitaminas, minerais e proteínas suficientes.

As gorduras boas são importantes para o emagrecimento, e muitos estudos atuais comprovam que elas não fazem tão mal quanto se pensava tempos atrás. Mas seu consumo em excesso pode aumentar o colesterol ruim e ainda levar ao ganho de peso. E é bom lembrar que os seres humanos não evoluíram comendo enormes quantidades em uma refeição só, mas sim ingerindo uma boa diversidade de alimentos.

Isso vale também pra quem segue uma alimentação regrada e consome a bebida como pré-treino. Você tem que lembrar que nada substitui uma refeição equilibrada! Mesmo que o Bulletproof Coffee seja vantajoso pra rotina nos dias corridos, é importante que os benefícios desses mesmos ingredientes sejam encontrados em outros pratos mais nutritivos, variados e saborosos.

Quem preferir tomar o café no começo do dia e ficar o resto da manhã sem comer deve saber que corre o risco de causar um efeito reverso e atrapalhar todo o metabolismo. Por isso, tente corrigir os seus hábitos alimentares antes de começar a apostar nessa bebida — sempre lembrando que o resultado de dietas e exercícios físicos depende muito das características de cada organismo em particular.

Então, o que a gente pode concluir é que o Bulletproof Coffee emagrece desde que seja consumido dentro de uma dieta equilibrada e orientada por um nutricionista. Mas essa bebida não tem nada de milagrosa, porque não vai trazer o efeito desejado sem uma boa reeducação alimentar.

O segredo do sucesso não está na bebida em si, mas sim nos nutrientes presentes nos ingredientes, que podem fazer parte do seu cardápio de vários outros jeitos. É possível incluir gorduras boas na dieta, aumentar a saciedade e aproveitar os seus benefícios com o consumo de peixes, óleos vegetais, abacate e oleaginosas, por exemplo.

Já a cafeína também pode ser encontrada na forma de chás (como o preto, o mate e, em especial, o verde) e deve ser ingerida de preferência até as 16 horas, por ser um alimento estimulante que prejudica o sono.

Vale lembrar que, antes de pular de cabeça no hábito de consumir o Bulletproof Coffee, o ideal é consultar um nutricionista, principalmente por ser uma estratégia muito recente e sem comprovações e estudos científicos definitivos.

E aí, gostou de saber que o Bulletproof Coffee emagrece se for aliado a uma dieta balanceada e conhecer os benefícios para a saúde que ele traz? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as atualizações sobre esse assunto!