Cansaço físico e atividades físicas: saiba como eles se relacionam!

Com a correria do dia a dia e as várias tarefas que temos que desempenhar no cotidiano, o cansaço físico é quase inevitável. O corpo pede descanso e a mente parece esgotada.

Quando isso acontece, o que menos queremos é fazer alguma atividade que peça esforço físico, não é mesmo? Mas saiba que os exercícios físicos podem ser grandes aliados no combate à fadiga.

Quer saber como as atividades físicas podem ajudar nessa missão? Continue lendo, pois é sobre isso que falaremos neste post!

O que é o cansaço físico e quais são os sinais?

O cansaço físico é a dificuldade de fazer esforço ou tarefas, mesmo as mais simples como andar e subir escadas. Nos casos mais graves, a pessoa também não consegue fazer movimentos mínimos, como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

Com isso, a pessoa se sente cada vez menos disposta e pode afetar a vida social e profissional, já que acaba por perder o interesse em cumprir os afazeres ou de sair e se divertir.

Uma noite mal dormida, uma preguiça ou a falta de vontade de fazer as coisas que mais gosta. Tudo isso pode ser confundido com o resultado de um dia mais agitado ou até mesmo um desânimo qualquer.

É preciso prestar atenção na frequência em que você se sente fatigado, já que por trás do cansaço físico existem doenças que podem ser graves.

Além de se sentir sem energia pra fazer qualquer atividade, os sintomas podem ser as dores no corpo e a falta de ar.

E as causas?

Existem vários motivos para o cansaço físico e que devem ser investigados pra cuidar desse problema.

Pessoas obesas tendem a ficar cansadas mais rápido. Isso também acontece com quem é sedentário e tem baixo condicionamento físico.

Já o estresse desencadeia hormônios responsáveis por deixar o corpo em alerta. Essa é uma defesa natural do organismo, mas que em longo prazo gera o esgotamento físico e mental.

Doenças infecciosas, principalmente as virais, também fazem o corpo se sentir indisposto por combater os agentes infecciosos.

Uma dieta pobre em nutrientes e que não supre as necessidades nutricionais faz o corpo trabalhar em modo mais lento, poupando combustível e diminuindo a disposição.

A seguir, listaremos outros quadros que podem ocasionar o cansaço físico:

  • anemia;

  • hipotireoidismo;

  • insuficiência cardíaca;

  • insuficiência renal crônica;

  • diabetes mellitus;

  • síndrome da fadiga crônica;

  • doenças pulmonares.

Como as atividades físicas podem ajudar?

Uma pesquisa feita na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, revelou que 30 minutos de exercícios físicos por dia, 5 vezes na semana, já são suficientes pra ter os seus benefícios.

Inclusive, esse estudo mostrou que 65% das pessoas que praticam atividades moderadas a intensas relatam menos cansaço durante o dia.

Isso porque os exercícios atuam no cérebro, liberando uma série de hormônios responsáveis pelas sensações de prazer, relaxamento e bem-estar.

Além disso, ajudam na perda de peso, aumentam a capacidade respiratória, melhoram o sistema cardiovascular e evitam doenças.

Dessa forma, eles são indicados pra melhorar aspectos que influenciam no estresse e também no cansaço físico:

Qualidade do sono

O sono é fundamental pra revigorar o corpo e recompor as energias. É durante esse período que o organismo se refaz e fica pronto pra encarar as tarefas da rotina.

As atividades físicas ajudam no relaxamento dos músculos, tirando as tensões e, consequentemente, melhorando a qualidade do sono.

Condicionamento físico

O condicionamento físico é a capacidade do corpo de fazer as atividades rotineiras sem se cansar. Quanto mais você o tem, mais fácil será de cumprir as tarefas básicas como correr, pular, andar, pegar peso etc.

Autoestima

Os exercícios físicos promovem a perda de gordura corporal e o aumento da massa muscular. Desse jeito, o corpo fica mais ágil e flexível, além de ficar tonificado e bonito.

A autoestima é parte importante para o bem-estar. Quem não gosta de se sentir bonito e atraente, não é mesmo? Isso é mais uma motivação pra sair, se divertir e fazer atividades que gosta.

Experimente o BTFIT por 7 dias

Baixar na App Store Disponí­vel na Google Play

Disposição

Com o corpo em movimento a gente se sente mais disposto pra encarar os afazeres. Isso porque os exercícios liberam hormônios que estimulam o organismo e o deixa preparado pra qualquer tipo de atividade.

Vale lembrar que nos casos de doenças mais sérias, a recomendação é procurar orientação do médico pra que ele libere ou não a prática de exercícios físicos.

Porém, se o cansaço físico vier do estresse do dia a dia, as atividades físicas sempre são muito bem-vindas.

Quais são os exercícios mais recomendados?

Uma simples caminhada ou corrida já são capazes de ativar os benefícios que as atividades físicas trazem pra quem sofre com o cansaço físico. Mas existem inúmeras outras que também promovem o bem-estar.

Neste tópico, vamos dar sugestões de atividades físicas pra que você encontre as que mais se identifica e comece a praticar pra dar mais energia e disposição:

Yoga

Ela alia as técnicas de respiração e consciência corporal: alonga e fortalece os músculos, traz força e flexibilidade ao corpo. Ajuda na meditação e é uma ótima aula pra aliviar o estresse do dia.

Ballet Fitness

Essa aula combina os movimentos do Ballet clássico com exercícios de resistência muscular. Dessa forma, é possível tonificar os músculos, melhorando o contorno corporal. Além do mais, é uma prática muito prazerosa!

20 minutes workout

É uma aula dinâmica e intensa que usa o peso do próprio corpo e tem um alto gasto calórico. É uma ótima pedida pra quem precisa extravasar!

Cardio Dance

Pra quem quer se divertir e se exercitar ao mesmo tempo, o Cardio Dance é o ideal! Ele mistura a dança com movimentos que estimulam a resistência física.

Mat Pilates

Ele tem os mesmos princípios do pilates tradicional com a diferença de que os exercícios são feitos no chão e não nos equipamentos. Nessa versão, todos os grupos musculares são trabalhados, dando flexibilidade e alongando o corpo.

O cansaço físico é uma condição que prejudica, não só o corpo, mas também a mente e o convívio social. Mas pra ajudar a evitar esse problema, nada melhor do que a prática regular de atividades físicas que trazem mais bem-estar e melhoram a qualidade de vida.

Agora que você já sabe como os exercícios físicos ajudam no combate ao cansaço físico, que tal ler o nosso artigo e aprender as 8 dicas de como evitar câimbras durante e após exercícios físicos?