Como melhorar a pele? 8 cuidados que você não pode deixar de ter!

em

Os cuidados pra melhorar a pele são obrigatórios e devem ser incluídos na rotina de todo mundo, mesmo com essa correria louca do dia a dia. Afinal, eles são fundamentais não só pra beleza e estética, mas também pra saúde.

A pele é a principal camada de proteção do corpo contra algumas bactérias que provocam infecções sérias que, muitas vezes, podem levar a várias complicações. Além disso, alguns estudos comprovaram que os hábitos de uma pessoa podem ser muito mais prejudiciais pra aparência e saúde da pele do que a própria genética.

Deu pra perceber que o maior órgão do corpo humano merece toda a sua atenção, não é mesmo? Então, neste post, vamos apresentar as principais dicas e cuidados pra você deixá-lo cada vez mais bonito, radiante e saudável. Bora conferir!

1. Beba muita água

Pode até parecer clichê, mas a água é o hidratante mais poderoso que existe. Ela garante que o nosso organismo funcione corretamente, regenera os tecidos, hidrata de dentro pra fora e ainda melhora a pele. Além disso, ela ainda elimina grande parte das impurezas que dificulta a chegada dos nutrientes às células.

Então, use e abuse dela e tome, no mínimo, 2 litros ao longo do dia, desde o momento em que levanta da cama, até a hora de dormir novamente.

2. Abuse do filtro solar

Apesar de dar cor e alegria aos nossos dias, o sol envelhece, provoca manchas e contribui para o surgimento do câncer de pele. Por isso, procure usar um bom filtro solar todos os dias pela manhã, por mais que o astro-rei não dê o ar da graça.

No rosto, a quantidade deve ser equivalente a cinco pinguinhos distribuídos igualmente nas bochechas, na testa, no queixo e no nariz. As mãos, o pescoço e o colo também são partes sensíveis e podem sofrer com a flacidez e as rugas provocadas pelos raios UVA e UVB, que penetram na pele e destroem as fibras e a elastina. Então, não se esqueça dessas partes!

Existem filtros solares que oferecem outros benefícios pra melhorar a pele, como antioxidantes, ação antioleosidade e cobertura de base, além das versões em pó ou BB/CC cream. Escolha o que mais agrada você.

3. Cuide da barreira natural da pele

A pele saudável tem uma barreira natural formada por queratina, óleos e gorduras fabricados nas glândulas sebáceas. Então, pra mantê-la sempre saudável e bem cuidada, passe longe de banhos muitos quentes, sabonetes irritantes e buchas agressivas. Eles destroem essa barreira e provocam o ressecamento e a sensibilidade.

4. Não durma de maquiagem

Por favor, não faça isso com a sua pele de jeito nenhum! A maquiagem entope os poros e aumenta as chances de brotarem cravos e espinhas no seu rosto — além de alergias bem chatinhas e difíceis de tratar.

Também é durante a noite que a pele absorve os nutrientes, e é importante remover toda a make pra que ela possa aproveitar os benefícios dos hidratantes e outros produtinhos de tratamento.

5. Aposte em bons produtos

Além de se hidratar de dentro pra fora bebendo água, procure usar produtinhos que também tenham essa função e ajudam a melhorar a pele. Se a sua é mais ressecada, prefira produtos que bloqueiam a perda de água e proíbam a entrada das bactérias que falamos lá no começo. Invista no ácido hialurônico, nos ômegas-3 e 6 e nas vitaminas C e E, pra afastar os radicais livres.

O aloe vera também é um ótimo hidratante, além de diminuir as inflamações e esticar o bronze conquistado no verão. No inverno, continue caprichando na hidratação e abuse dos produtos que contenham lactato de amônia, ceramidas, silicone ou manteiga de karité.

Se a sua pele for oleosa, não pense que ficará livre da hidratação, muito pelo contrário: procure lavá-la e hidratá-la diariamente com produtos específicos que equilibram a oleosidade.

6. Tome cuidado com o que você passa na pele

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é muito importante prestar atenção nos rótulos de todos os produtos que for usar. Preste atenção também a qualquer reação negativa que eles poderão provocar, como alergias, coceirinhas ou manchas.

Se perceber alguns desses sinais, pare de usá-los imediatamente e procure um dermatologista pra avaliar o seu caso e indicar outros cuidados pra sua pele.

7. Alimente-se bem

A pele é o resultado de tudo o que você come. Por isso, nada melhor do que ter uma alimentação leve e balanceada pra deixá-la cada vez mais bonita e hidratada — além de manter o corpitcho em forma.

Abuse dos vegetais crus, legumes, frutas, grãos integrais, leite, peixes e carnes magras. Além de terem importantes vitaminas, minerais e fitoquímicos que neutralizam os radicais livres, nutrem o organismo e previnem o envelhecimento precoce, esses alimentos também contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Já os alimentos ricos em açúcares e gorduras são os principais causadores da acne, e ainda podem contribuir para o endurecimento do colágeno e da elastina da pele, levando à flacidez e ao envelhecimento. Por isso, modere no consumo desses alimentos.

8. Pratique exercícios físicos

Você já deve estar cansado de saber que fazer exercícios é essencial pra emagrecer e melhorar a saúde, além de manter a firmeza e a boa aparência da pele. A atividade física ativa a circulação sanguínea, ajuda na produção de colágeno e ainda facilita o transporte do oxigênio pra todas as células do nosso corpo.

Pode ser caminhada, musculação, HIIT, bike, ballet fitness, ioga ou até mesmo um treino feito em casa com a ajuda de um aplicativo de celular: não importa o exercício, o que vale é mexer o esqueleto!

Por fim, pra alcançar resultados positivos mais rapidamente e melhorar a pele de uma vez por todas, é indicado que esses cuidados comecem a fazer parte do seu dia a dia o quanto antes, e sejam cumpridos com muita disciplina. Afinal, a mudança tem que acontecer no corpo e na mente, não é verdade? Comece agora mesmo!

E aí, gostou de saber como melhorar a pele e deixá-la ainda mais bonita? Quer mais dicas de beleza, saúde e bem-estar? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades! Bora lá!