Como ter hábitos saudáveis e alcançar uma vida melhor?

No ano novo, depois do carnaval, assim que passar a páscoa, na próxima segunda-feira… Diga a verdade: você já perdeu as contas de quantas vezes prometeu deixar de lado os hábitos ruins e levar uma vida mais saudável?

Não, você não está sozinho. Mudar alguns comportamentos parece tão difícil que muita gente tem a impressão de que se exercitar rotineiramente e manter uma dieta regrada é uma tarefa impossível de cumprir, destinada a um grupo de pessoas com muito mais força de vontade que nós, mortais.

A boa notícia: isso não é verdade! Hábitos são decisões conscientes e podem ser modificados de forma gradual. Alcançar seus objetivos só depende de você. Mas, afinal, como ter hábitos saudáveis?

Para conseguir aquele impulso que falta e fazer acontecer, você precisa implementar na sua rotina algumas medidas simples, mas que fazem toda a diferença. Saiba agora quais são elas e prepare-se para atingir as suas metas!

Abandone de vez as crenças limitantes

Você já tentou ter hábitos saudáveis, como manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios, e falhou mais de uma vez. Mas, se recomeçar pensando que não vai conseguir de novo, as chances de fracassar realmente são grandes.

Por isso, é importante deixar de lado as crenças limitantes. Adquirir novos costumes é uma habilidade ao alcance de qualquer pessoa. Portanto, não há motivos para que isso não funcione com você. Acredite que é possível e mantenha-se firme na sua meta.

Não deixe para depois

Acreditar em si mesmo é muito importante, mas a autoconfiança não vai trazer resultados efetivos se não for aliada a um plano de ação. Por isso, comece agora mesmo.

Não deixe para se alimentar bem só depois daquela festa de aniversário, se exercitar apenas quando tiver muito tempo disponível ou deixar de fumar quando conseguir um emprego menos estressante.

O momento ideal para cuidar da sua saúde é agora. Trabalhe com o tempo e os recursos disponíveis e faça o seu melhor. Lembre-se de que qualquer mudança, por menor que seja, é mais benéfica do que manter hábitos ruins à espera de uma oportunidade perfeita para começar.

Se você ainda não se exercita porque só dispõe de 30 minutos diários e está sem dinheiro para pagar uma academia, faça exercícios na sua própria casa sempre que for possível. Você vai se surpreender com as mudanças que vão ocorrer no seu corpo!

Faça alterações graduais

Ao contrário do que muita gente imagina, a estratégia mais eficiente para quem quer alcançar uma vida melhor é investir em alterações graduais na rotina. Tentar implementar mudanças bruscas só aumenta a vontade de desistir e, consequentemente, o risco de falhar.

Por isso, se você é sedentário, em vez de colocar como objetivo se exercitar 5 dias por semana, durante 1 hora, que tal se propor a fazer atividades físicas 3 vezes na semana, por 30 minutos? Aos poucos, quando seu corpo estiver mais acostumado, vá aumentando seus desafios e criando outras metas.

Anuncie seus novos propósitos

Pode ser aquele post no Facebook ou no grupo de WhatsApp dos amigos: o importante é comunicar às pessoas queridas, que se importam com você, sobre a sua decisão de aderir a hábitos mais saudáveis.

Além de aumentar o seu nível de comprometimento com o novo estilo de vida, ter uma rede de apoio é fundamental. Seus amigos e familiares podem ajudar tanto naqueles momentos difíceis, em que dá vontade de jogar tudo para o alto e ficar no sofá comendo uma pizza, quanto para dividir as alegrias que certamente virão.

Não desista quando errar

Quando nos lançamos em um desafio, é comum criarmos a ilusão de que precisamos ser perfeitos para atingir a meta. Na verdade, muito mais importante do que não errar é saber seguir adiante depois de uma eventual falha.

O processo de mudança de rotina é longo, e pode ser que você cometa algum erro ao longo da caminhada. Comeu aquele pedaço de bolo fora da dieta no meio da semana? Em vez de usar esse deslize como desculpa para chutar o balde até a próxima segunda-feira, volte a comer de forma saudável já na próxima refeição.

Prometeu que ia se exercitar na quarta-feira pela manhã e acabou dormindo demais? Que tal arranjar um tempinho à noite, depois do trabalho?

Caiu? Levante-se! Não desista de ter hábitos mais saudáveis.

Aprenda a lidar com os sabotadores

Você deve conhecer bem o tipo: você mal anuncia que está começando a se alimentar melhor ou que pretende se exercitar e ele já aparece dizendo: “mas comer este doce só hoje não vai fazer mal” ou “para que fazer isso, você não precisa!”.

Pessoas com esse comportamento sempre vão existir, e você não pode se isolar do mundo por causa delas. Por isso, é importante aprender a ouvir esses comentários sem permitir que eles te afetem.

Estabeleça recompensas a cada meta cumprida

Uma boa maneira de incorporar hábitos saudáveis na rotina é estabelecer recompensas a cada objetivo realizado. Se você se propôs a se exercitar 3 vezes na semana por 30 minutos diários, permita-se uma recompensa quando conseguir manter o costume por no mínimo um mês.

Mas atenção: é importante que esse mimo seja coerente com o seu novo estilo de vida. Que tal experimentar uma massagem relaxante, fazer uma sessão de drenagem linfática ou mesmo comprar aquela blusa que você tanto queria? Nada de jogar os esforços pela janela pedindo uma pizza ou devorando uma caixa de chocolates, ok?

Registre os progressos

Pode parecer uma bobagem a princípio, mas uma excelente maneira de alcançar uma vida melhor é registrar seus progressos.

Acompanhar seu peso, medidas e sua evolução nos exercícios, por exemplo, ajuda a garantir motivação extra para aqueles dias em que parece que o seu novo estilo de vida não está trazendo mudanças substanciais ao seu corpo.

Basta ver onde você estava e o quanto caminhou: é uma verdadeira injeção de ânimo para prosseguir na sua caminhada!

E então, gostou de entender como ter hábitos saudáveis? Então não se esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também aproveitem as dicas!