Descubra 7 dicas importantes de como perder peso em casa

Emagrecer e ter um corpo bonito e saudável é o desejo de muitas pessoas. Pra isso, é preciso ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Mas às vezes a realidade é outra: falta tempo ou dinheiro pra fazer o acompanhamento com um nutricionista ou frequentar a academia.

Você também se sente assim? A boa notícia é que dá pra driblar essas dificuldades e perder peso em casa de um jeito seguro e com saúde. É só seguir as 7 dicas que preparamos e mudar alguns hábitos do dia a dia.

Quer saber como perder peso em casa agora mesmo? Então, continue lendo porque é sobre isso que falaremos neste post!

1. Tome um bom café da manhã

O café da manhã é a primeira refeição do dia, e por isso é muito importante. É ele que vai fornecer todos os nutrientes que o organismo precisa depois do longo período em jejum que passou durante o sono.

Devemos consumir todos os grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras. O corpo bem-nutrido fica satisfeito por mais tempo, diminuindo a fome no resto do dia.

Alguns exemplos de alimentos ideais para o café da manhã são: ovos; leite e derivados; pães integrais e frutas. Evite os embutidos, como presunto e peito de peru, porque eles contêm muitos aditivos químicos. Também deixe de lado a margarina, que não traz nada de bom para o organismo.

2. Beba no mínimo 2 litros de água por dia

A maior parte do nosso corpo é água, então ela é indispensável para o bom funcionamento e a desintoxicação do organismo. A desidratação causa dores de cabeça, fadiga, fraqueza e tontura. Tomar pelo menos 2 litros de água todos os dias é um ótimo hábito e evita esses sintomas graves.

Mas estamos falando só de água, e não de outros líquidos tomados durante o dia. Não é bom substituir toda essa quantidade por sucos, por exemplo. Mesmo que eles sejam naturais, são muito calóricos e podem atrapalhar o seu plano de emagrecer sem você perceber.

3. Coma mais frutas, verduras e legumes

Os vegetais são ricos em vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias benéficas, melhorando todos os sistemas do organismo e prevenindo várias doenças. Além disso, os antioxidantes presentes neles atrasam o envelhecimento precoce das células.

Além de serem saborosos, esses alimentos têm poucas calorias e muitos nutrientes. São ótimos pra servir de base de uma dieta de emagrecimento, justamente porque aumentam a sensação de saciedade. Então, tente sempre incluir mais frutas, verduras e legumes nas suas refeições.

4. Adicione mais fibras à alimentação

As fibras estão presentes nos cereais e grãos integrais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. Elas são divididas em 2 tipos. Veja abaixo!

Solúveis

São fibras que formam um gel quando entram em contato com a água. Esse gel diminui a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, abaixando os níveis de colesterol e ajudando a controlar a glicose e o peso corporal.

Insolúveis

São as fibras que aumentam de volume quando se juntam à água, dando maior sensação de saciedade. Além do mais, elas ajudam na formação do bolo fecal, regulando a função intestinal.

5. Consuma proteínas e gorduras do bem

As proteínas são essenciais para as funções vitais, porque os tecidos do nosso corpo são formados por elas. Nos alimentos, as proteínas são encontradas em todos os tipos de carnes, ovos, leite e derivados e na combinação de leguminosas e cereais.

Consumir proteínas em todas as refeições diminui o índice glicêmico, deixando você saciado por mais tempo e evitando o acúmulo de gordura. Além disso, são indispensáveis para a recuperação e tonificação dos músculos e para o aumento de massa muscular.

Já as gorduras do bem — como as presentes no azeite de oliva extravirgem, nas nozes, castanhas e nos óleos de coco e abacate, inclusive nas próprias frutas — diminuem a inflamação do corpo, ajudando o organismo a trabalhar melhor.

6. Esqueça as calorias vazias

Chamamos de calorias vazias os alimentos que não contêm outros nutrientes e que são muito calóricos, como: doces, fast food, frituras, refrigerantes e todos os tipos de comidas gordurosas ou industrializadas.

Todos nós sabemos que, além de não fazer bem, esse tipo de alimento engorda e vicia o organismo. O ideal é evitar ao máximo e tentar substituir por outras coisas mais saudáveis.

7. Pratique exercícios físicos regularmente

Não é novidade que os exercícios físicos têm um papel fundamental no emagrecimento. Além disso, também são importantes para a melhora do sistema cardiovascular, do tônus muscular e do funcionamento de todo o organismo.

Está muito enganado quem acha que só na academia é que é possível ter bons resultados com as atividades físicas. Ao ar livre, você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta, por exemplo. Mas que tal fazer exercícios no conforto da sua casa? Você pode usar uma esteira, uma bicicleta ergométrica ou fazer um treino funcional.

Uma ótima ideia é contar com a tecnologia pra perder peso em casa de um jeito prático e eficaz. Baixando um aplicativo, como o BTFIT, você pode se exercitar todos os dias, em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio das aulas coletivas.

A duração dos treinos varia de 15 a 25 minutos por aula. Eles podem ser baixados pra você acompanhar mesmo sem ter internet. Além do mais, você pode contar com o serviço de personal trainer online, que gera um treino personalizado de acordo com os seus objetivos. Tudo isso por um preço mais acessível do que academia!

Pra perder peso em casa, é preciso mudar alguns hábitos alimentares e se exercitar com treinos eficientes. Cuidar direitinho da saúde é o melhor jeito de ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Bom, essas foram as nossas dicas de como perder peso em casa. Como deu pra ver, não é complicado! Com um pouco de disciplina, uma alimentação balanceada e a ajuda da tecnologia, fica ainda mais fácil seguir o plano e alcançar os objetivos.

Ficou interessado na praticidade do BTFIT? Então baixe o aplicativo e faça o teste. É grátis!