Perca peso com pouco esforço: conheça já o 20 minute workout!

em

 

Não é à toa que o 20 minute workout está em alta nas academias e até fora delas. Com a promessa de resultados rápidos e alta queima de calorias, esse método de treino chama a atenção pela alta intensidade e curta duração.

O 20 minute workout é um tipo de treinamento intercalado de alta intensidade, o HIIT, que a sigla para o inglês High Intensity Interval Training. Nele, sequências de exercícios que trabalham, principalmente, a musculatura abdominal e lombar são intercalados com um tempo rápido de descanso ativo e a consequência disso é uma evolução veloz do condicionamento físico.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é o 20 minute workout, como praticar e quais os benefícios desse tipo de treino. Bora lá?

Como funciona o 20 minute workout?

Desenvolvido pelo norte-americano Brett Hoebel, o 20 minute workout envolve sequências de exercícios curtos de alta intensidade com um breve intervalo ativo entre as séries. Pra fazer os movimentos, apenas o peso do corpo é utilizado, o que reduz a probabilidade de lesões e facilita a realização do treino em qualquer lugar e a qualquer momento.

O 20 minute workout tem dois formatos de aula padrão. Em ambos, o treino começa com um aquecimento e rapidamente começam as séries de exercícios, sendo que em um modelo são 4 séries diferentes seguidas por 1 minuto de descanso ativo e no outro são 5 séries diferentes com o intervalo ativo de 30 segundos.

Após 20 minutos muito intensos, o corpo continua queimando energia, o que faz com que esse tipo de treinamento seja especialmente indicado pra quem quer perder peso rápido e tem pouco tempo disponível pra isso.

Em todas as aulas, membros inferiores, superiores e o core são trabalhados, que também ajuda no desenvolvimento muscular e na postura do praticante. Com a evolução equilibrada de todo o corpo, tanto a aparência como a potência do atleta são aprimoradas.

No 20 minute workout, não é necessário nenhum tipo de equipamento: todos os movimentos são feitos com o peso do próprio corpo, como agachamentos, polichinelo, saltos, flexões de braço e burpees.

Para quem está começando e tem medo de não aguentar o ritmo, uma boa notícia: os exercícios do 20 minute workout podem ser feitos em três níveis de intensidade diferentes, o que permite que todo mundo participe. E mesmo se não for possível completar as primeiras aulas por falta de condicionamento físico, não tem problema: em pouco tempo isso muda e o praticante pega o jeito.

Quais os benefícios do 20 minute workout?

Diversos estudos comprovam que o gasto calórico e o desenvolvimento muscular quando exercícios aeróbicos e treinos de força são combinados em um programa de alta intensidade é maior do que quando eles são feitos isoladamente em um período mais longo.

O 20 minute workout foi criado com base nessas pesquisas e também de olho na rotina de quem tem pouco tempo disponível no dia pra treinar. A aula é curta, mas dinâmica e muito intensa, o que se encaixa bem na vida de pessoas que estão com o horário apertado por outras obrigações cotidianas.

O principal resultado do 20 minute workout que pode ser percebido em poucas semanas é a perda de peso. Esse método queima calorias rápido e, como o corpo continua com um metabolismo acelerado após o treino, a redução de gordura é maior do que outros tipos de atividade.

Além disso, o 20 minute workout é excelente para o condicionamento físico. Com a prática regular desse tipo de atividade, o corpo se acostuma e a pessoa aos poucos se torna capaz de suportar mais tempo e mais intensidade nos treinamentos.

E isso é percebido rapidamente pelos praticantes: se nas primeiras semanas poucos conseguem completar os 20 minutos em alta intensidade, após o primeiro mês já é possível notar uma disposição maior do corpo pra encarar o treino.

Naturalmente, o 20 minute workout também ajuda no desenvolvimento de massa muscular e força. E isso é especialmente importante pra quem quer evitar o efeito sanfona: com músculos maiores e mais tonificados, o gasto calórico basal da pessoa será maior, o que impede que ela recupere os quilos perdidos no treino.

E a própria duração do treino é uma vantagem: como é rápido e prático, o 20 minute workout pode se encaixar em qualquer tipo de rotina.

Por fim, é importante destacar que o 20 minute workout, como qualquer atividade física, é excelente pra liberação de dopamina, o que, entre outros benefícios, melhora o humor e alivia o estresse. Com níveis altos de endorfina no sangue, a disposição pra encarar o resto do dia será muito maior.

Como praticar o 20 minute workout?

Como ele não demanda nenhum tipo de equipamento ou estrutura especial, pode ser feito em quase qualquer lugar, incluindo a sala de casa e um quarto de hotel apertado em uma viagem de negócios. Com isso, as desculpas pra pular o treino ficam escassas e a motivação pra se exercitar é maior.

Para quem quer contar com suporte profissional pra dominar os exercícios e ter mais incentivo e acompanhamento nos treinos, é possível fazer aulas do 20 minute workout em diversas academias.

Mas, se a pessoa não tem tempo ou uma unidade com a modalidade por perto, é possível também adotar aplicativos como o BTFIT e vídeos no Youtube nos treinamentos. Com isso, basta escolher um tipo de treinamento e seguir as instruções no celular pra fazer o 20 minute workout.

A vantagem do suporte de um aplicativo é a possibilidade de registrar o progresso dos treinamentos e poder rever alguns movimentos com calma, caso surja alguma dúvida sobre como fazê-los. Apesar de utilizar apenas o peso corporal, lesões ainda podem acontecer no 20 minute workout se o praticante cometer erros graves na forma do exercício.

Por fim, o app também funciona como um cronômetro de alta eficiência pra acompanhar os tempos das séries e dos descansos ativos.

E agora que você já sabe como funciona, já está pronto pra suar com o 20 minute workout? Entre em contato com a BodyTech e descubra como começar a treinar agora mesmo!