Saiba como mudar de hábitos e ter uma vida mais saudável

em

Pessoas saudáveis têm qualidade de vida, vivem mais tempo e são mais bonitas. Bons costumes — como manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas — melhoram o corpo, a pele e o humor. Pensando nisso, pensamos nestas 7 dicas pra te mostrar como mudar de hábitos e conquistar uma vida melhor. É só continuar a leitura pra descobrir!

1. Defina as suas metas

Antes de sair pra viajar, você precisa saber aonde quer chegar, né? Quando decidimos criar hábitos novos e buscar uma vida saudável, também temos que saber quais são os nossos objetivos.

Ao traçar uma meta, a situação fica mais real. E, ao alcançar esse propósito, você vai ficar motivado pra buscar uma melhora constante.

Nesse ponto, tudo vai depender do seu momento atual. O que você precisa pra ter uma vida saudável? Perder alguns quilos, ganhar massa muscular, reduzir os níveis de açúcar no sangue e controlar o colesterol são alguns exemplos de objetivos.

Uma boa forma de criar metas inteligentes é usar uma metodologia do mundo dos negócios: a SMART. Seu objetivo precisa ser:

  • Specific (específico): não deixe sua meta aberta, como “emagrecer”. Defina o que você quer com detalhes. Por exemplo: perder 2 quilos em um mês;

  • Measurable (mensurável): você precisa medir os resultados. Aqui é o momento de usar a balança e a fita métrica, caso seu objetivo seja emagrecer;

  • Attainable (atingível): defina metas realistas e justas, pra não perder a motivação se não alcançar;

  • Relevant (relevante): defina uma meta que realmente vai ter um impacto positivo na sua saúde;

  • Time-based (temporal): defina um prazo pra cumprir a sua meta.

2. Faça um planejamento

Depois de pensar nos seus objetivos, é hora de criar um planejamento com todas as ações necessárias pra cumprir a sua meta. Pode ser em uma planilha no computador, em um caderno ou em um aplicativo de celular. O mais importante é organizar todas as suas tarefas pra saber o que precisa ser feito.

Crie um cronograma de exercícios e uma checklist com os alimentos saudáveis que você vai precisar comprar durante a semana, por exemplo. Assim, você não tem como usar a desculpa do esquecimento pra não ter hábitos melhores.

O planejamento também vai te ajudar a organizar suas tarefas, principalmente se você trabalha e estuda. Assim, é possível encontrar um horário na sua agenda corrida pra cuidar da saúde.

3. Cuide da sua alimentação

Todo mundo já deve ter escutado a seguinte frase: você é o que você come. De fato, tudo o que a gente consome tem uma forte influência no organismo e, consequentemente, na nossa vida.

A falta de nutrientes pode nos deixar de mau humor, cansados, desanimados e até mesmo doentes. Por outro lado, com uma alimentação equilibrada a gente fica mais disposto e com aparência melhor. Por isso, somos o que comemos, sim! Que tal começar a cuidar melhor disso dando preferência aos alimentos in natura? Quanto menos processada, mais saudável é a comida.

Outra dica pra quem precisa perder alguns quilinhos é não ficar longos períodos de jejum — a não ser que se trate de um protocolo de jejum intermitente indicado por um profissional da saúde. Se não for o caso, o ideal é fazer diversas refeições em quantidades moderadas durante o dia.

Por fim, invista em verduras, legumes, frutas, alimentos integrais e grãos. Evite frituras, comidas gordurosas, doces e refrigerantes.

4. Tenha horário certo pra dormir

O descanso é fundamental pra manter o corpo saudável e ter energia durante o dia. Nesse ponto, a dica é fixar uma hora de ir para a cama. Quando você dorme cedo, pode descansar melhor, acordar num horário bom, tomar um café da manhã completo e fazer uma série de exercícios.

Além disso, a rotina traz qualidade para o sono. Aos poucos, você vai sentir os benefícios de uma noite bem-dormida no seu cotidiano, principalmente nos treinos.

Por falar em treino, você sabia que a prática de exercícios também traz benefícios para o sono? Pessoas que fazem atividades físicas dormem mais rápido, conseguem relaxar com facilidade, têm o sono profundo e acordam dispostas.

5. Encare os exercícios físicos como uma responsabilidade

A gente não deve fazer exercícios físicos só quando tiver um tempinho, ou quando bater aquela vontade de treinar. E se não sobrar tempo? E se a vontade não aparecer? Se você não encarar os exercícios físicos como uma responsabilidade do dia a dia, nunca vai alcançar os seus objetivos.

Vamos usar um exemplo simples: você falta no trabalho quando está chovendo? Não, né? Então, nada de abandonar a academia em um dia de chuva. Se der muita preguiça de sair, faça exercícios em casa!

Aos poucos, o seu organismo vai se acostumar com a prática das atividades e isso nem vai ser mais um esforço tão grande. E, depois de algum tempo, você começa a perceber sua cintura afinando e seu corpo ficando firme — e aí é que a motivação ganha força mesmo!

6. Mude pequenos hábitos do dia a dia

Você tira o carro da garagem até mesmo pra ir na padaria? Uma boa forma de espantar o sedentarismo é mudar pequenos costumes do dia a dia.

Que tal deixar o carro ou a moto em casa e ir trabalhar a pé ou de bicicleta? Você vai estar fazendo um exercício e, ainda por cima, não vai se estressar com o trânsito da cidade. Essa também é uma ótima opção pra quem não tem muito tempo pra academia.

Outra dica bacana é trocar o elevador pelas escadas. Assim, você vai queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar o seu condicionamento físico. Vai perceber que as subidas vão ficar mais fáceis a cada semana.

7. Conte com a ajuda de especialistas

A gente não pode fazer tudo sozinho, não é mesmo? A sua decisão de ter uma vida saudável é uma ótima novidade, e tudo vai depender de você. Mas, contando com a ajuda de alguns profissionais especializados, o caminho até o sucesso vai ser bem mais tranquilo.

Visite um médico e faça exames de rotina, pra saber como estão os seus níveis de glicemia e colesterol. Esses exames podem mostrar o melhor caminho pra sua dieta. Nutricionistas e educadores físicos também vão dar o apoio que você precisa.

Agora que você já sabe como mudar de hábitos pra deixar a sua vida saudável, que tal começar hoje mesmo? Quer ficar por dentro de todas as novidades e receber outras dicas como essas? Assine a nossa newsletter!